quinta-feira, 17 de março de 2011

Êra, Punk Sim e daí....

Entrando na pré adolescência... me deparei com todas as mentiras que me diziam sobre o mundo. Até então eu tinha tudo pra ser mais uma alienada..
Mas aos 13 anos, me emprestaram 3 cds que iriam mudar minha vida. "Grito Suburbano-(1ª coletânia punk com bandas: olho seco, cólera, inocentes)", "Inocentes-coletânia",  "Replicantes-coletânia", nesses 3 cds eles tinham algo em comum.. além de serem de bandas punk , algo que não tinha na tv, não tinha na mídia.. mensagens sobre a realidade do país, algo que pelo menos eu com 13 anos não pensava, ai eu parei, escutei goste!,nesses 3 cds escutei coisas que jamais eu havia pensado, ou visto.. sabe?
Mais ai  percebi que meus país era mal governado, que as bandas, grupos e personalidades que eu gostava na época eram todas montadas e planejadas, que enquanto eu dormia aconchegada em casa, pessoas morriam de fome e que todo dia pelo menos uma pessoa no Brasil morria por crimes de intolerância as diferenças entre outras coisas.. ateh essa parte eu só tinha percebido.
Com 16 anos, a necessidade de me sentir 'livre' (antes do trampo eu só via o movimento Punkde longe) me levou a procurar um trampo, consegui! trabalhava próximo a 25 de março estudava estava no 1º ano do ensino médio, Foi ai que eu começei a vivenciar tudo aquilo que o punk já tinha me mostrado nas letras.
Vi a desigualdade de perto, vi pessoas sinceras pedindo um pão pra comer, vi pessoas mentindo para comprar drogas, vi pessoas que tinha dinheiro o bastante fingir que não viu o infeliz na rua esfomeado, pessoas literalmente divindo o pão, tambem vi pessoas pisando no pão que recebera., isso na rua. Indo aos 'picos punks' percebi que a maioria dos punk's, só sabem falar de tretas (entre os proprios punk's), nomes de pessoas que você nunca ouviu falar entre outras baboseiras. Alguns vinham falar sobre algo construtivo, sobre a realidade mesmo, sobre uma esperança de mudanças, atos para mudar, nesses eu prestava muita atenção, nos outros nem tanto! Concluindo infelizmente, poucos Punk's são Punk's de verdade!!!!
Nessas indas e vindas aprendi o que é punk.
A necessidade de me expressar foi crescendo cada vez mas eu tinha que colocar toda minha indignação contra esse sistema podre, capitalismo que engole as pessoas (depois aprendi que ele só engole aquele que se deixa ser mastigado e tal...) Montei uma banda de Punk,  estamos aí ainda.. desde de 2006. Sobreviventes de um aborto, não tocamos em muitos lugares mais os que tocamos foi muito foda. da formação original só resta eu e o guitarra. o batera e o baixo aprenderam tocar e sairam da banda. Hoje Participo de um coletivo chamado "Somos Vivos", no qual discutimos nossas ideías, nos expressamos com nosso zine, no qual já está na 2ª edição! fazemos atos de conscientização tambem. O Punk é minha vida ta na minha mente no meu pulso e no meu coração!
 
Por isso, já digo logo.. não me venha falar em nomes de estranhos no inicio dos anos 80, por que eu não vou conhecer o fulano eu nem tava pensando em nascer, Não me venha falar de tretas internas entre os punks, sinceramente não me interessa, Não venha me pregar algo que você fala sem convicção. Tambem não me venha falar que o punk já morreu, ele não morreu ele vive dentro de mim e com minhas atitudes sei que não posso mudar o mundo todo mas parte dele mesmo sendo mínima eu sei que eu posso tentar.E se você é punk comece por você, para e pensa o que você fez\faz pra mudar a sociedade na qual tanto críticamos??? se você já fez algo e parou retome! se não fez junte se a nós, se não fez e não quer fazer nada! Desculpa tira o PUNK do seu vulgo então...!!

                                                                                                      Por Renats Punk!  z/s independente!

10 comentários:

  1. eae mina mim add no orkut blllzzz gostei das ideias e quero mais...suas ideias curto raw punk.....!!!(( mendesjunior9@gmail.com ))

    ResponderExcluir
  2. ÉRA PUNK! Hey, como tu entrou no movimento? quando realmente começou a andar com a era punk? e o que você fez para conseguir entrar no movimento?

    ResponderExcluir
  3. Bom Anônimo!! ^^ a historia ta ai em cima é so ler! não existe uma regra pra entrar no movimento vc faz o seu movimento com seu modo de pensar, eu encontrei com pessoas que pensam do mesmo modo que eu e comecamos uma cena que se englobou no punk!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Excelente, Renats!
    O Punk é a arte do confronto e independe dos seus próprios "padrões", assimilados inconscientemente como se fossem regras (o que assim, torna-se uma contradição). Por isso, ele vive até mesmo sozinho, dentro de nós, com nossas próprias atitudes.
    Força pra você!

    *Perdoe, tá dando erro aqui...

    ResponderExcluir
  6. E pensar que um dia os punks pertenceria a um passado esquecido, mas esta tão presente...

    ResponderExcluir
  7. E pensar que um dia os punks pertenceria a um passado esquecido, mas esta tão presente...

    ResponderExcluir